Implantação de fibra ótica leva desenvolvimento para 40 municípios localizados no entorno da Estrada do Feijão - Página Xique-Xique

Plantão


.

Publicidade

31 janeiro, 2017

Implantação de fibra ótica leva desenvolvimento para 40 municípios localizados no entorno da Estrada do Feijão



Os municípios localizados no entorno da Estrada do Feijão vão ter acesso a internet de alta velocidade. A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) fará a concessão de uma faixa da BA-052, com 459 quilômetros, para instalação de infraestrutura física destinada à passagem e compartilhamento de cabos de fibra ótica. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2017.

A implantação dos cabos, que poderá ser feita de forma subterrânea ou aérea, ocorrerá desde a BA-052, no trecho do entroncamento com a BR-116, até o município de Xique-Xique. São 40 cidades que vão contar com maior perspectiva de desenvolvimento econômico e social. Realizado por meio de parceria entre a Seinfra e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o projeto pioneiro vai proporcionar maior qualidade na comunicação para serviços essenciais como saúde, educação e segurança pública.

A empresa que ganhar a licitação para a exploração comercial terá que dar como contrapartida o fornecimento de serviços de banda larga e internet em, no mínimo, 160 pontos de acesso de interesse do estado, nos municípios do entorno da rodovia. “A velocidade na internet vai permitir uma inclusão digital maior e rapidez maior na troca e acesso de informações em hospitais, delegacias e órgãos municipais, por exemplo, e mais de 500 mil cidadãos serão beneficiados”, afirma o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

O edital foi lançado nesta segunda-feira (30). O resultado será divulgado em março. A empresa vencedora será a que ofertar mais pontos de acesso para o Estado e a previsão é de que as obras iniciem ainda no primeiro semestre deste ano. A concessão terá um prazo de 10 anos, que poderá ser prorrogável por igual período. Tanto a Seinfra quanto a Secti farão o acompanhamento e a fiscalização do contrato de concessão.

Bahia Mais Digital

A iniciativa faz parte do programa Bahia Mais Digital, que tem como objetivo prover as unidades da administração estadual com conexão de alta velocidade e está em fase inicial. Órgãos, autarquias e unidades pertencentes à administração estadual serão dotadas de fibra ótica por meio do programa.

De acordo com o chefe de Gabinete da Secti, Rodrigo Hita, o projeto vai melhorar consideravelmente o serviço prestado pelo governo à população de toda a Bahia. “Vamos levar o Bahia Mais Digital para todo o estado. Nesta primeira etapa, que está sendo concluída em Salvador, temos os primeiros 300 pontos de fibra ótica. Em paralelo, já demos início à segunda etapa. Nossa expectativa é que no decorrer de 2017 outras 200 ligações sejam efetuadas, totalizando 500 pontos na capital baiana”, ressalta.







Fonte: Central Notícia/ Ascom/Seinfra

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Publicidade