40% dos jovens brasileiros não se preparam para a aposentadoria, diz pesquisa - Página Xique-Xique

Plantão


.

Publicidade

03 fevereiro, 2017

40% dos jovens brasileiros não se preparam para a aposentadoria, diz pesquisa

Maioria dos jovens é formada por mulheres e por membros das classes C, D e E. Levantamento é do SPC Brasil e da CNDL.




Apenas quatro em cada dez jovens brasileiros de 18 a 30 anos não se preparam para a aposentadoria, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Entre os jovens nessa faixa etária, 48,2% são mulheres e 43,6% entre os entrevistados pertencentes às classes C, D e E.

Em contrapartida, desconsiderando os entrevistados que têm o INSS pago pela empresa onde trabalham, 61,3% dos jovens ouvidos na pesquisa garantem que se preparam para a aposentadoria, sobretudo os que pertencem à faixa etária de 25 a 30 anos (70,5%), homens (69,6%) e das classes A e B (78,6%).

As modalidades mais comuns de preparação são a aplicação em poupança (33,3% dos entrevistados) e o INSS pago de forma autônoma (19,3%). De acordo com o SPC e a CNDL, os principais motivos mencionados para se preparar são: o fato de ser uma pessoa precavida (26,1%), o exemplo próximo de pessoas que não se prepararam e tiveram problemas financeiros (20,2%) e a orientação recebida de amigos e familiares sobre a importância de se preparar (19%).

Nunca sobra dinheiro

Já os que não se preparam para a aposentadoria alegam que nunca sobra dinheiro (36,2%), acreditam ser cedo para pensar nisso (21,7%), e que não sabem como fazer (21,3%).


“Muitos jovens ainda demonstram pouco conhecimento em relação à melhor maneira de se preparar aposentadoria, porém, não há desculpa para a falta ou dificuldade de acesso à informação", disse o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, por meio de nota.









Nenhum comentário:

Postar um comentário


Publicidade