Fuvest: Tente resolver estas questões do terceiro dia da 2ª fase - Página Xique-Xique

Plantão


.

Publicidade

11 janeiro, 2018

Fuvest: Tente resolver estas questões do terceiro dia da 2ª fase


A Fuvest 2018, vestibular que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP), terminou nesta terça-feira (9). Depois de uma prova objetiva de 90 questões realizada no dia 26 de novembro, os candidatos classificados foram para uma segunda etapa composta por provas dissertativas.

No domingo (7), foram 10 questões de Português e uma redação; na segunda (9), 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio; na terça (10), foram 12 questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida.

O tema da redação deste ano – “Devem existir limites para a arte?” – foi elogiado por professores e cursinhos. “Foi um tema atual e relevante, apresentado junto a uma coletânea formidável que permitia a defesa de diferentes pontos de vista no texto dissertativo”, afirma Célio Tasinafo, coordenador pedagógico da Oficina do Estudante.

Apesar de o nível de dificuldade geralmente se manter o mesmo (de médio para alto), a segunda fase deste ano surpreendeu pela menor quantidade de questões interdisciplinares em seu segundo dia (leia mais aqui) e pelo retorno a um formato mais tradicional.

Já as perguntas do terceiro dia foram “conforme o esperado e dentro da tradição de anos anteriores”, de acordo com Célio. “Tivemos uma prova bastante exigente tanto em relação aos conteúdos cobrados, quanto às habilidades redacionais dos vestibulandos”, completa.

Embora as questões de exatas tivessem pouca contextualização com problemas do cotidiano, os professores destacaram, como exceções, uma questão de física sobre um motor ecologicamente correto e uma de química que envolvia o acidente com césio-137 em Goiânia. Em história, a expectativa sobre a abordagem da Revolução Russa devido ao seu centenário finalmente se concretizou (veja abaixo). Geografia também merece destaque por abordar temas atuais importantes, como a situação das cidades que recebem grandes eventos esportivos.

Veja uma seleção de questões do terceiro dia de provas e teste seus conhecimentos. Você pode acessar a correção comentada pelo Anglo Vestibulares aqui.


Resultados

Primeira chamada: 2 de fevereiro
Segunda chamada: 8 de fevereiro
Terceira chamada: 22 de fevereiro
Quarta chamada: 27 de fevereiro
Quinta chamada: 2 de março


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Publicidade