Professor Railton Nascimento Barbosa mostra como se encontra o canal que abastece a Lagoa de Itaparica, localizada no município de Xique-Xique-Bahia, às margens do Rio São Francisco; o Velho Chico.
Foto: www.naturezabrasileira.com.br
O professor Railton Barbosa enviou ao portal de informações do Página Xique-Xique um vídeo, tal qual, têm como objetivo mostrar como se encontra a real situação do canal que abastece a Lagoa de Itaparica, localizada no município de Xique-Xique-Bahia, às margens do Rio São Francisco, o Velho Chico.
http://www2.meioambiente.ba.gov.br/
Proteger a Lagoa de Itaparica, principal lagoa marginal do Rio São Francisco, que funciona como local de reprodução dos organismos aquáticos, fundamental para a reposição dos estoques pesqueiros. Além de melhorar a qualidade de vida das comunidades que ali vivem, através de metodologia participativa baseada na conscientização ambiental e no fomento de atividades que propiciem o desenvolvimento sócio econômico sem agressão ao equilíbrio ecológico e cultural.
A APA está localizada no semi-árido nordestino, na margem do Rio São Francisco, abrangendo os municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro. A APA Lagoa de Itaparica tem uma área total de 78.450 ha.
Na serra de Santo Inácio, a visão da Lagoa de Itaparica impressiona pela beleza do espelho d’água rodeado por uma singular mata de carnaúba, que ocupa toda margem direita, e por uma cadeia de dunas fixas ao fundo. A Lagoa de Itaparica é considerada um berçário natural, nela organismos aquáticos, que compõem o sistema do rio São Francisco, encontram condições favoráveis para reprodução e desenvolvimento. A fauna da APA é rica e diversificada, destacando-se as aves que povoam as margens da Lagoa.
A caatinga é a vegetação predominante na APA, sendo que na serra é comum a presença de campos rupestres. Os riachos que abastecem a lagoa formam belas cachoeiras e veredas de carnaúba. No alto da serra ainda se encontram pinturas rupestres preservadas e reluzentes campos de areia. (Texto Final: http://www2.meioambiente.ba.gov.br/)
Veja o vídeo logo abaixo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário