A Federação dos Pescadores deslocou 35 presidentes de colônia de outras cidades, os quais, vieram ajudar, colaborar com essa eleição, uma eleição democrática tal qual tinha como finalidade, escolher o novo presidente da Colônia de Pescadores do município de Xique-Xique, onde várias pessoas se reuniram para votar em um determinada chapa. Contudo, a Secretaria da Federação dos Pescadores do Estado da Bahia, Nayara, se pronunciou sobre a eleição, a qual, relatou que quando ela e sua equipe chagaram ao local se encontraram em uma área com uma situação de desconforto e insegurança horrível.
As urnas que estavam seguindo para os distritos foram interceptadas por uma quadrilha organizada que estava com espingardas, escopetas e vários outros armamentos pesados. Entretanto, a quadrilha formada apenas por homens abordaram os diretores da colônia, dessa forma fazendo ameaças as pessoas que estava levando a urna para os distritos.
Todavia, a eleição foi feita apenas para as pessoas que são associadas a Colônia dos Pescadores de Xique-Xique, o qual, tem como finalidade fazer com que todos os pescadores tenham o direito de exercer a sua função como, o voto democrático para escolher um determinado presidente.
“É um risco para todos aqui hoje, nós viemos em paz fazer uma eleição apenas pra vocês pescadores associados a colônia exercerem os seus direitos de voto aqueles que estão em dia com a entidade”. Destacou a secretaria de federação dos pescadores do estado da Bahia.
O barco que ficou designado a encaminhar as urnas até os distritos foi seguida por um Jet Ski com um indivíduo na garupa e um outro com uma escopeta.
“Nós não estamos lhe dando com pessoas bobas, e sim com uma quadrilha... e nós da federação dos pescadores não podemos submeter a esses presidentes de colônia, esses pais de família que viajaram, que saíram de tão longe para vir para cá até o ponto de receberem uma bala e morrer. Por conta disso, estamos suspendendo a eleição, não haverá eleição, hoje não [...], será lançado um outro edital cumprindo ao estatuto por mais cidadania. Se não haver posição a colônia pode passar por uma intervenção da Polícia Federal ou da própria federação para que seja organizada uma nova diretoria. Pode acontecer também uma portaria para manter uma diretoria provisória até que a gente consiga organizar uma nova eleição. Mas dessa maneira não é possível a gente fazer uma eleição [...]. Fomos ameaçados em nossas vidas e nós não viemos aqui para isso ”. Disse a secretaria.
Até o fechamento dessa matéria ainda não se sabe quem foi o mandante de tamanha atrocidade. Ainda neste domingo pessoas foram até a Delegacia Territorial de Xique-Xique para prestar depoimento.
Da Redação: Página Xique-Xique.
Por: Rawan Machado
Todos nois sabemos essa colônia de pescadores de xiquexique e de interesse de grandes políticos abos as partes.por isso tem que si fazer uma investigação que isso não pode ta acontecendo em xiquexique esses atos nus envergonha diante de todo o Brasil
ResponderExcluir