A prova pedia que os alunos dissertassem sobre a importância da utopia. Além da redação, alunos tiveram prova de português neste domingo.
O tema da redação da segunda fase da Fuvest 2016 realizada neste domingo (10) foi "Utopia".
Segundo alunos que deixaram a prova, o tema pedia que os alunos escrevessem sobre a importância da utopia e comparassem o mundo que busca a utopia e o que não. O objetivo da redação, ainda de acordo com os alunos, era debater a utopia na sociedade atual: se ela é benéfica ou inútil.
A prova citava o filósofo Thomas More, autor de "Utopia", em que o pensador inglês descreve uma sociedade perfeita.
Letícia Carvalho, de 20 anos, está tentando a Fuvest para Matemática. Ela considerou a redação difícil. "Foi um tema muito abrangente. Acabei escrevendo sobre a dificuldade de se aplicar uma utopia na nossa sociedade e quão perigoso pode ser isso para um povo", explicou. É a segunda vez que ela presta vestibular.
Felipe Kallas, de 15 anos, de São Paulo, quer estudar economia e é "treineiro" - está fazendo o vestibular para teste. Para ele, o "tema da redação foi surpreendente".
Também de acordo com Kallas, a prova de português estava "menos cabulosa", mas as questões de literatura estavam muito ligadas aos livros exigidos.
A segunda fase da Fuvest é realizada neste domingo com as provas de português e redação. Os portões foram abertos às 12h30, sendo fechados meia-hora depois, com o início da prova. Os candidatos só estavam autorizados a deixar as salas às 15h.
Provas da 2ª fase
Domingo (10): prova de português e redação
Segunda-feira (11): prova de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês
Terça-feira (12): prova de acordo com a carreira escolhida
Esquema da segunda fase
A prova de português teve dez questões. Já as provas de segunda-feira terão 16 questões dissertativas de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês.
E no terceiro e último dia, serão 12 questões dissertativas, que abordam conteúdos de acordo com a carreira escolhida pelo candidato. A avaliação pode cobrar temas de duas ou três disciplinas.
A primeira chamada dos aprovados no vestibular será divulgada em 2 de fevereiro de 2016.
Notas de corte
A nota de corte do vestibular 2016 da Fuvest aumentou em 47 das 111 carreiras oferecidas na Universidade de São Paulo (USP). A variação para cima aconteceu em 42,3% do total. A Fuvest 2016 tem 51 carreiras em que houve queda na nota de corte, o equivalente a 45,9% de todas as carreiras. Nas outras 13 carreiras, não houve variação.
A carreira que mais viu a nota de corte crescer foi a de pedagogia em Ribeirão Preto, que subiu de 27 pontos, na Fuvest 2015, para 43 pontos na edição atual.
Outras quatro carreiras tiveram um aumento de mais de 10 pontos: engenharia de biossistemas em Pirassununga (de 27 para 41 pontos), gerontologia na USP Leste (de 27 para 40 pontos), gestão ambiental na USP Leste (de 27 para 39 pontos) e licenciatura em geociências e educação ambiental (de 27 para 38 pontos).
A maior delas foi do curso de medicina – o candidato necessita ter atingido 73 pontos para prosseguir no processo seletivo. No ano passado, a nota de corte para a carreira foi de 72 pontos.
A prova da primeira fase foi aplicada no dia 29 de novembro e teve 90 questões de múltipla escolha sobre conteúdos das matérias do currículo do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. (G1.globo.com/educacao).
Nenhum comentário:
Postar um comentário