OS PENITENTES DE XIQUE-XIQUE EM ÉPOCA DE SEMANA SANTA - Página Xique-Xique

Plantão


.

Publicidade

25 março, 2016

OS PENITENTES DE XIQUE-XIQUE EM ÉPOCA DE SEMANA SANTA

Os penitentes da Semana Santa, em Xique-Xique-Bahia, nordeste Baiano. Na época os penitentes do município de Xique-Xique se flagelavam com lâminas bem afiadas, em um suplício multifacetado de arrependimentos, essa forma com que os penitentes faziam, era uma forma de redimir os seus próprios pecados e os de outras pessoas, ou seja, alheio. Era uma pratica de religiosidade, pois, para eles, se cortar com lâminas bem afiadas era uma forma de se curar dos seus pecados. Em forma de benefícios, os penitentes criam rodas entre os mesmos para fazer orações. As almas santas e estagiárias, estão a levitar no limbo do purgatório, acompanham os fiéis, ou melhor, os devotos penitentes durante a lamentação quando se alimentam das suas  rezas, em forma de benditos. Se um penitente desistir da autoflagelação dos sete anos seguidos, coitados deles! As almas santas benditas deixarão de conceder-lhe a indulgência plenária, pois o cumprimento do voto penitencial é compulsório a partir da quarta-feira até a sexta-feira no final da quaresma. 

Na quarta-feira Jesus com seus discípulos
Foi a Oliveira, foi a Jerusalém
Foi a Páscoa, meu Jesus com seus discípulos
Que padeceu a favor de nosso bem

Na quinta-feira Jesus banhou os pés
Com grande gosto, prazer e contentamento
Depois da ceia, meu Jesus restitui-se
Com grande gosto meu Santíssimo Sacramento

Na sexta-feira Jesus subiu ao horto
Foi rezar três horas de oração
Encontrou Judas na frente de uma tropa
Já vinha ele de alferes capitão.

Na última estação, já no cemitério, vozes roucas se juntam, contritas,  desfazendo os murmúrios dos curiosos, avisando  num toque derradeiro:

 “Alerta, alerta, pecador
Pecador que não se lembra do pecado
Hoje é vivo, amanhã é morto
Na escada da sentença
Purgatório é penitência
Eu vos peço, meu Senhor
Eu vos peço: Misericórdia!”


Após as trevas da madrugada de Sexta-feira da Paixão, resplandece o Sábado e rompe-se a Aleluia com  o enforcamento dos Judas de todos os gêneros que  persistem transitar entre os cristãos beiradeiros a  oferecer-lhes  mais do que  trinta dinheiros. Apraz-me dizer  que esses Iscariotes personificados serão malhados e escorraçados  pelo povo penitente da beira do rio. AA.


AUTOR PRINCIPAL Nilson Machado/Jornal Avoz
Fonte: Jornal Avoz
Sub-autor de adaptação: Rawan Machado/Página Xique-Xique

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Publicidade