Codevasf encerra Semana do Meio Ambiente com plantio de mudas em Xique-Xique (BA) - Página Xique-Xique

Plantão


Publicidade

Publicidade

11 junho, 2017

Codevasf encerra Semana do Meio Ambiente com plantio de mudas em Xique-Xique (BA)


A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (2ª/CIRPA), localizado em Xique-Xique/BA, no Médio São Francisco baiano, realizou nesta semana plantio de mudas nativas das espécies Angico, Braúna, Pau D’arco, Marizeiro, Jatobá, Ingazeiro e Ipê Amarelo às margens do rio São Francisco, com a participação de alunos de escolas municipais de Xique-Xique.

“Foi uma atividade muito significativa para a escola e para a comunidade. E nos fez lembrar que devemos cuidar melhor do nosso rio”, diz Railton Barbosa, professor e ambientalista local. Houve participação ativa dos alunos no plantio das mudas e foram repassadas a eles noções de identificação das espécies nativas e de cuidados com as mesmas, como operações de cercamento e acompanhamento do seu desenvolvimento, objetivando uma revegetação efetiva da área.


Além do plantio de mudas, foi realizada uma palestra sobre as espécies de peixes nativos do rio São Francisco e a sustentabilidade dos estoques pesqueiros no Médio São Francisco. Ainda como parte do evento, foi reproduzido um vídeo em formato de animação que, baseado nas lendas do rio São Francisco, desenvolve um enredo sobre a preservação do Velho Chico.

“São ações como essas que reafirmam o papel fundamental da Codevasf na revitalização. É notório o quanto é significativo para os alunos e a comunidade em geral”, diz Morgânia Machado, técnica da Codevasf lotada no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura e responsável pelas ações. “Será feito um acompanhamento regular do crescimento e desenvolvimento das mudas nativas para que, de fato, melhorem as condições ambientais do rio no local do plantio”, complementa.





Fonte: Ascom/ Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Publicidade