Novo presidente sul-coreano afirma que vai governar “para o povo” - Página Xique-Xique

Plantão


.

Publicidade

09 maio, 2017

Novo presidente sul-coreano afirma que vai governar “para o povo”


O liberal Moon Jae-in foi eleito o novo presidente da Coreia do Sul nesta terça-feira. Em seu discurso da vitória, realizado na história Praça Gwanghwamun, em Seul, Moon disse que será um “presidente para o povo, para toda a Coreia do Sul”.

“Esta é a grande vitória para o grande povo que esteve ao meu lado para construir um país justo, um país unido e um país onde o princípio e o senso comum funcionam”, disse aos seus apoiadores em Gwanghwamun, no centro da cidade, onde aconteceram os principais protestos que levaram ao impeachment da ex-presidente Park Geun-hye.

A vitória de Moon ainda não foi declarada oficialmente pelo comitê eleitoral. Porém, assim que o anúncio foi feito, o novo presidente deve tomar posse em uma reunião programada ainda para hoje. No total, 13 candidatos (dois dos 15 inicialmente apresentados se retiraram) concorreram, mas apenas três tinham chances reais.

Moon, advogado especializado em direitos humanos, perdeu para Park por uma pequena margem de menos de 1 milhão de votos em 2012. Ele critica os dois governos anteriores por não terem conseguido conter o programa armamentista da Coreia do Norte.

Há dois meses, os sul-coreanos confirmaram o impeachment da ex-presidente Park Geun-hye, acusada de envolvimento em um escândalo de corrupção. Entre as acusações apresentadas contra Park estão a de suborno, abuso de poder, coação e vazamento de segredos oficiais.

Segundo a promotoria responsável pelo caso, Park teve um papel central no caso, que veio à tona em outubro do ano passado após uma emissora local noticiar que a então presidente havia compartilhado documentos confidenciais do governo com uma amiga íntima, Choi Soon-sil. A suspeita é a de que Choi usou sua amizade com a presidente para interferir em assuntos federais e garantir seu enriquecimento ilícito.

Maior participação em duas décadas

A Comissão Eleitoral Nacional (NEC) da Coreia do Sul anunciou que a participação nas eleições presidenciais realizadas nesta terça foi a mais alta em um pleito deste tipo em 20 anos, com 77,2% da população comparecendo às urnas. Em 1997, 80% da população votou.

Os dados apontam o interesse dos sul-coreanos em comparecer às urnas para escolher o novo presidente após o escândalo de corrupção que há seis meses começou a levar milhões de cidadãos às ruas para pedir a renúncia de Park.



















Fonte: Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Publicidade