Juiz federal em Irecê condena ex-prefeito de Gentio do Ouro por improbidade - Página Xique-Xique

Plantão


.

Publicidade

29 janeiro, 2016

Juiz federal em Irecê condena ex-prefeito de Gentio do Ouro por improbidade

Foto: Bahia Notícias.

O juiz federal da Subseção de Irecê Gilberto Pimentel de Mendonça Gomes Jr., em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF), condenou o ex-prefeito de Gentio do Ouro, Chapada Diamantina,  José Henrique Rodrigues de Queiroz, por ato de improbidade administrativa.

O ex-gestor teve suspensos os direitos políticos por três anos e foi proibido de contratar com o Poder Público por igual período. De acordo com o MPF, Queiroz deixou de prestar contas de verba repassada pelo Ministério da Saúde no valor de R$ 108 mil para a aquisição de uma UTI Móvel quando era prefeito.

O juiz consignou que o réu efetuou a prestação de contas em 2013, cinco anos após o prazo regular. “Não se trata de um simples atraso, pois as contas somente foram prestadas após cinco anos do prazo e, ainda, após a instauração da tomada de contas e da propositura desta ação de improbidade, o que evidencia a total falta de compromisso do ex-prefeito em prestar contas no prazo legal, apesar de estar ciente da irregularidade, demonstrando que o atraso foi desarrazoado e desproporcional”, disse na sentença. O magistrado ponderou que, considerando que as contas foram aprovadas pelo TCU, deixava de aplicar penas de multa e ressarcimento do dano, pois a primeira se mostra desproporcional e a segunda ilógica, uma vez que não houve qualquer prejuízo ao erário.


Fonte: Voz da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Publicidade