Xique-Xique-BA: Por causa da chuva, prefeito decreta situação de emergência na cidade - Página Xique-Xique

Plantão


.

Publicidade

28 janeiro, 2016

Xique-Xique-BA: Por causa da chuva, prefeito decreta situação de emergência na cidade

Devido às fortes chuvas que atingiram o município de Xique-Xique durante a manhã desta quinta-feira (28), o atual prefeito decretou hoje estado de emergência.






Fortes chuvas atingem município de Xique-Xique causando transtornos para toda população e prefeito decreta situação de emergência na cidade. O atual prefeito da cidade, Alfredo Ricardo Bessa Magalhães, popular Dr. Ricardo filiado ao (PT) - Partido dos Trabalhadores, decretou na manhã desta quinta-feira (28), no município situação de emergência. Contudo, devido aos fortes temporais que atingiram a cidade nas últimas semanas e na manhã desta quinta-feira (28), fez com que as ruas da cidade de Xique-Xique ficassem inundadas causando transtornos para todos os moradores, em especial aqueles que residem em localidades como bairro 'Ponta da Ilha, 'Pedrinhas', 'Marreca Velha', 'Nova Iguira', 'Guaxinim,' Umbuzeiro', etc.





A cidade de Xique-Xique registrou nessa manhã de quinta-feira, 98 milímetros de água da chuva, segundo o prefeito de Xique-Xique Dr. Ricardo. Nos principais centros da cidade motoristas e pedestres tiveram dificuldade em passar para outras calçadas devido a tamanha correnteza da água que afetou as principais ruas Rua Ruy Barbosa, (CENTRO), Av. J.J Seabra (CENTRO), Rua Quintino Bocaiuva, (CENTRO) dentre várias outras ruas. No entanto, os motoristas que trafegaram nessas ruas tiveram seus veículos danificados, dessa forma ficando ilhados no meio da rua. 




A previsão é de mais água nos próximos dias, em sete quedas foram registradas só em janeiro mais de 500 milímetros de precipitação de água da chuva. Com a necessidade, o administrador de Xique-Xique decretou situação de emergência, já que com tamanho temporal afetou várias residências, dessa forma fazendo com que moradores de localidades saíssem de suas casas para buscar abrigo em casas de parentes, amigos e familiares. As pessoas que não tiverem nenhum abrigo na casa de parentescos ou familiares devem se empossar nas Instituições de Ensino do Município de Xique-Xique. O prefeito destacou que os colégios deverão servir de abrigos para às pessoas que tiveram suas residências afetadas devido as inundações da chuva desta quinta-feira (28), porém, o início do ano letivo foi adiado para o dia 11 de fevereiro, tal qual, teria início ainda em 1 de fevereiro de 2016. Somente neste mês de janeiro choveu 560mm de chuva.

"Todas as secretarias estão envolvida nos trabalhos. Secretaria de Agricultura, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação. Qualquer pessoa que quiser fazer sua doação de alimentos para às pessoas que com certeza irá se abrigar nas instituições de ensino podem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social, toda ajuda será bem vinda". Disse o prefeito Dr. Ricardo Magalhães à rádio comunitária Cactus FM de Xique-Xique.

Ainda segundo o gestor da cidade, a Prefeitura Municipal de Xique-Xique irá arcar com as despesas, tais como alimentos para aquelas pessoas que tiveram que se retirar de sua casa própria para ir para instituições de ensino por conta dos alagamentos que atingiu o município durante essa manhã. 

"O volume de água que estava caindo era muito grande e, devido a quantidade de água que vêm caindo ao longo desse mês em Xique-Xique, o solo se encontra encharcado, então a água não penetrará no solo com tanta rapidez como vinha penetrando anteriormente quando o solo estava seco. Resumimos que poderia está acontecendo uma coisa que poderia ser desse tipo, mas não na grandiosidade que está sendo. O que aconteceu, os box da cidade ficaram completamente inundados . Então é uma situação de muita chuva, ou seja, se a chuva fosse só aqui na cidade de Xique-Xique, o que caiu, toda drenagem nossa da água de chuva funcionou perfeitamente, não teve nada de bueiro entupido, nada de lixo, nada isso atrapalhou a drenagem do município". Completou o prefeito em comunicação à rádio Cactus FM 87,9 de Xique-Xique.




Todavia, ao longo de tamanho alagamentos na cidade, até um jacaré apareceu em um bairro chamado "Santa Marta", tal qual, deixou moradores do bairro completamente assustados. Acredita-se, que esse jacaré de aproximadamente 85 centímetros teria saído da lagoa da cidade. Até o momento não se sabe se alguma autoridade responsável tomou uma posição ou até mesmo se os moradores acionaram o IBAMA ou Corpo de Bombeiros. A foto do jacaré foi divulgada em grupos de WhatsApp pelo professor Railton Nascimento Barbosa no grupo 'S.O.S Velho Chico'. 

No entanto, um vídeo enviado ao Página Xique-Xique por uma moradora que reside próximo ao cais da cidade, disse que os esgotos não estão dando conta de tamanho volume de água que caiu sobre Xique-Xique durante essa manhã.

Quando perguntado referente as inundações que a chuva causou na cidade o gestor disse que a Secretaria do Meio Ambiente junto com o Coordenador da Defesa Civil, Geraldo já estão tomando as providências para que o problema seja resolvido.

O prefeito de Xique-Xique falou ainda sobre o Carnaval de Xique-Xique 2016, o qual, muitas pessoas discutiam em redes sociais que não haveria mais carnaval na cidade. O gestor disse que o Carnaval foi suspenso, pois não há como ter festa com os moradores da cidade passando por várias necessidades devido ao temporal e as inundações que causou na cidade durante esta manhã de quinta-feira na cidade de Xique-Xique, na Bahia. 

"As pessoas que quiserem realizar sua festa particular, em bares, chamar o seu próprio trio e realizar a festa pelas ruas da cidade estão liberados. Agora, a prefeitura não irá realizar carnaval no momento, um momento de emergência, moradores que estão necessitando de apoio da prefeitura de Xique-Xique". Disse o prefeito da cidade.


Por: Rawan Machado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Publicidade