Apple é autorizada a testar carro sem motorista na Califórnia - Página Xique-Xique

Plantão


.

Publicidade

16 abril, 2017

Apple é autorizada a testar carro sem motorista na Califórnia

Empresa nunca deu detalhes sobre planos, mas disse que investe em desenvolver programas de computador para ajudar os veículos.



A Apple se juntou às empresas autorizadas a testar carros sem motorista na Califórnia, segundo uma lista atualizada divulgada nesta sexta-feira (14) pelas autoridades.

Até agora não há nenhuma confirmação de que a empresa trabalha no projeto de um automóvel, A Apple deu poucas amostras de sua ambição com este tipo de veículo. Seu presidente, Tim Cook, forneceu pistas sobre os planos, mas a companhia se recusou a comentar o assunto.


No fim do ano passado, a Apple revelou em uma carta às autoridades que está investindo muito em veículos autônomos e solicitou uma permissão para desenvolvê-los.

A empresa enviou esta carta porque "está investindo muito em aprendizagem automática [machine learning] e sistemas autônomos", disse à AFP um porta-voz da Apple.

A ideia da empresa é focar em programas de informática para os veículos e confiar a seus sócios sua fabricação.

'Corrida' pelo pioneirismo

Várias companhias estão desenvolvendo veículos autônomos e espera-se que alguns modelos cheguem ao mercado em 2020.

Entre essas empresas estão fabricantes de automóveis como General Motors, Ford, Nissan, Mercedes-Benz e Toyota, além de empresas de tecnologia como Uber e Alphabet (dona do Google).



As duas últimas, aliás, brigam na Justiça. A Alphabet acusa um funcionário do Uber de roubar dados sigilosos do seu sistema de carros autônomos. O Uber nega.

A start-up americana foi a primeira a oferecer carros autônomos ao público, utilizando uma pequena frota em Pittsburgh, em Tempe (Arizona) e em São Francisco. Trata-se de carros comuns, que já possuem tecnologia semiautônoma, adaptados pelo Uber.

O serviço foi interrompido temporariamente depois que um dos carros tombou, sem deixar feridos.













Nenhum comentário:

Postar um comentário


Publicidade