Alunos e funcionários da USP protestam contra plano de teto de gastos - Página Xique-Xique

Plantão


.

Publicidade

15 abril, 2017

Alunos e funcionários da USP protestam contra plano de teto de gastos

Manifestação acontece durante reunião do Conselho Universitário, na Cidade Universitária, na Zona Oeste de São Paulo.



Alunos, professores e funcionários da USP protestaram nesta quarta-feira (11), no campus da Zona Oeste de São Paulo, contra a proposta de teto de gastos da universidade. O ato aconteceu em frente à Reitoria da Universidade, onde o Conselho Universitário (CO) se reuniu para acertar os destaques do plano.

A proposta foi aprovada na última reunião do CO – órgão máximo de decisão dentro da USP. Na ocasião, a Polícia Militar usou bombas para dispersar manifestantes que tentavam obstruir a entrada da Reitoria, onde a reunião se realizou.

Segundo o reitor da instituição, Marco Antonio Zago, o objetivo da proposta, chamada de "parâmetros de sustentabilidade", é "garantir a volta permanente" do equilíbrio financeiro da universidade.



Manifetantes protestam na USP (Foto: Rogério de Santis/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Professores, funcionários e estudantes, porém, acusam a Reitoria de impor a precarização das condições de trabalho e defendem que o equilíbrio financeiro seja buscado por meio da mudança do cálculo da arrecadação de impostos destinada às universidades pelo governo estadual.


Em contato com o G1, o Diretório Central dos Estudantes da USP (DCE Livre da USP) disse que o reitor demonstra autoritarismo e falta de disposição para o diálogo ao convocar uma reunião importante com apenas cinco dias de antecedência em uma semana sem aulas no campus. Segundo o DCE, cerca de 200 pessoas compareceram ao ato, incluindo representantes de outras universidades.










Fonte: g1.globo.com - Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Publicidade