Redação da Fuvest 2017 aborda o Iluminismo e a filosofia de Kant - Página Xique-Xique

Plantão


.

Publicidade

08 janeiro, 2017

Redação da Fuvest 2017 aborda o Iluminismo e a filosofia de Kant

Segundo a Fuvest, índice de abstenção no primeiro dia da segunda fase foi de 8,5%. Os livros exigidos foram 'Mayombe', 'Vidas Secas', 'Sagarana' e 'O cortiço'.



A prova de redação da Fuvest 2017 abordou conceitos do Iluminismo elaborados na obra de Immanuel Kant. Segundo candidatos que saíram da prova a partir das 15h deste domingo (8), trechos de um texto do filósofo escrito em 1784 serviram como base para que os candidatos escrevessem uma redação sobre como o homem pode atingir o esclarecimento e sair da "menoridade", ou seja, se tornar maior, valendo-se do seu próprio entendimento.

Considerado um clássico da época, o texto, traduzido para o português como "O que é Iluminismo?", faz uma exaltação da razão, um dos conceitos que regeram o movimento do século XVIII de recusa dos dogmas, e que deu à ciência e à racionalidade papel central no desenvolvimento político, econômico e educacional, entre outros.

Na tarde deste domingo, a Fuvest divulgou o relatório de presença dos candidatos: dos 22.869 candidatos, 1.933 faltaram à prova. O índice de abstenção foi de 8,5%.



"Um texto do Kant que pedia esclarecimentos sobre como o homem se torna maior, sair de sua menoridade e se tornar maior de idade. Você podia abordar isso de várias formas, eu abordei por um lado político, mas não sei. Agora fica a dúvida, vamos esperar. Sempre tenho medo quando está fácil. Mas gostei das peculiaridades", disse o professor de história e geografia Carlos Augusto Bordignon, técnico administrativo da USP, que fez a Fuvest.

Victor Borzakuel aprovou o tema. "A redação eu achei fácil. É se a humanidade já atingiu a maioridade. Traz o conceito do Kant que fala que maioridade é você fazer as coisas por você mesmo. Daí perguntou se a gente concordava ou não com isso. A parte de português estava fácil, só que eu não li três dos livros , mas tudo bem."



Quatro questões de literatura e seis de gramática

Um dos primeiros a deixar o local de provas na Faculdade de Educação da Cidade Universitária, na Zona Oeste da Capital, foi o bancário Flávio Apolinário. Formado em física, ele afirmou que está fazendo a Fuvest para disputar uma vaga no curso de licenciatura em física, para poder lecionar na área. "Você nunca sabe o mercado de trabalho amanhã. Precisa ter um plano B", justificou ele.

Segundo Apolinário, das dez questões da prova de português, quatro foram sobre literatura e seis foram sobre gramática. Ele afirmou que as questões de gramática não estavam muito difíceis.



De acordo com Bordignon, as questões de literatura abordaram os livros "Mayombe", de Pepetela, "O cortiço", de Aluísio Azevedo, "Vidas secas", de Graciliano Ramos, e "Sagarana", de Guimarães Rosa.

"Ela exigiu muito, você tinha que ter bons conhecimentos de português, mas no todo ela não foi engessada e nem nada."

Bruno de Lima Antonieto também deixou o local de provas na Cidade Universitária um pouco depois que os estudantes foram liberados pela Fuvest. Ele disse que ainda não está fazendo a prova para valer. "É a primeira vez que estou fazendo, achei que seria mais fácil, mas está complicadinha até a prova. O pessoal que está fazendo para valer deve estar bem nervoso."

Calendário de provas

Depois da prova de português e redação, nesta segunda (9), os candidatos terão de responder a 16 perguntas de conhecimentos gerais, que vai abordar temas de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Por último, na terça-feira (10), será a vez da prova específica, com 12 questões de duas ou três disciplinas cobradas de acordo com a carreira em que o candidato se inscreveu.

Foram convocados para esta etapa final 20.741 candidatos – que disputarão 8.734 vagas na USP e 120 na Santa Casa de São Paulo –, além de 2128 treineiros, totalizando 22.869 convocados.


Para os candidatos de artes cênicas e curso superior do audiovisual, o vestibular continuará com as provas de habilidades específicas entre os dias 11 e 13 de janeiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Publicidade